quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Como decorar uma festa de forma fácil e barata

A maternidade despertou em mim um lado desenrascado e criativo que eu não conhecia. Isso deve acontecer com todas as mães e, comigo, veio à lume quando aproximou-se o 1º aniversário da Maluzinha. Coisa de mãe de primeira filha que guarda até a pulseirinha da maternidade, do género que emoldura o teste do pezinho, "faz-de-tudo-para-não-perder-um-lance". Cá, em terra onde seria inimaginável (€€€€€) contratar uma dessas pessoas prendadas que montam a festa toda e a gente vai linda e descansada só comemorar, a opção era: "Ou fazes tu ou fazes tu mesmo". Pronto, lá fui eu pela primeira vez numa incursão pelas mil maneiras de preparar uma festa infantil: Convites, mesa decorada, lembrancinhas, língua-de-sogra, saquinho surpresa, tudo ao estilo dos aniversários de minha memória. Viajei pela minha própria infância, fui buscar as receitas que mais gostava e passei três noites preparando coisas. Maluca! 

Mas agora, já no 7º ano, posso dizer que sei fazer uma festinha com pouco trabalho e dinheiro. Ano a ano, constato que o que as crianças mesmo não dispensam é diversão; vou cortando o que sobra e eliminando o desnecessário. O lanche é o mais habitual possível: Umas sandes de queijo e fiambre, cachorro quente, pipocas, gelatina, brigadeiro, alguns doces porque é dia de aniversário e, claro, tudo bem bonito porque elas deliram com a mesa decorada. Simplifiquei (graças a Deus!) e reduzi tudo a muita diversão, um bolo (que encomendo com o tema da festa) e pouco mais, decorado de modo a que, quem vê de fora, pensa que eu sou o génio da lâmpada. E como Deus é meu amigo, só preciso fazer uma festa por ano porque as meninas fazem aniversário na mesma semana.

Já que cheguei até aqui, vou contar-vos meu segredo: Estão vendo o site Fazendo a nossa Festa? Vou lá, decido-me por um tema (ou antes, analiso as sugestões das meninas e numa noite de insónia componho a festa toda), faço gratuitamente o download dos artigos que pretendo, salvo as imagens e depois é só personalizar e imprimir. Para poupar tempo e assegurar que os moldes ficam na medida certa, no papel adequado e com boa qualidade, prefiro mandar imprimir num Centro de Cópias (recomendo este, seguramente ficam ótimos e lindos, claro!). Assim, reservo-me apenas o trabalho com alguma bricolagem, montagem dos kits e decoração da festa com balões, etc., de modo que tenho lá o meu crédito, por isso não dispenso os elogios. A propósito, este ano o convite da festa que todos comentam, inspirado no Almanaque da Luluzinha (Banda Desenhada), foi invenção minha. ;) 

Pois bem, se tem por aí alguém a fazer aniversário, batizado e até mesmo prestes a se casar, não tem mais desculpas. Toca a escolher os convites e os kits, salvar, mandar imprimir e mãos a obra!

Abaixo, exemplo de marmitas que fiz para o aniversário das meninas. São compradas em qualquer supermercado ou loja chinesa (cerca de 1,50€ a embalagem com 8 unidades); a imagem da tampa é impressa e colada (cerca de 0,60€ a impressão por folha com 2 imagens). Serve para distribuir os lanches, poupando tempo, trabalho e dinheiro, sem contar que às vezes não encontra-se no mercado pratos descartáveis com o tema da festa e, além disso, as marmitas deixam a mesa bem mais bonita. Confiram:  




Sem comentários:

Enviar um comentário